Fazer a manutenção preventiva do telhado do condomínio é importante, pois a maioria dos edifícios avalia as necessidades de reparos quando os problemas já estão evidentes.
A manutenção preventiva é uma inspeção com o intuito de verificar possíveis problemas que necessitem de reparo, evitando assim danos não só ao telhado, mas também à edificação.
Essa manutenção deve ocorrer pelo menos uma vez ao ano, para que se possa fazer uma análise sobre a estrutura do telhado.
A manutenção frequente garante que seja possível solucionar problemas como os deslocamentos das telhas e rachaduras na estrutura, além do entupimento das calhas e também do ataque dos cupins nas estruturas.
Tudo isso ajudará a garantir maior vida útil ao telhado do condomínio.
A manutenção preventiva realizada a cada ano ajuda a avaliar a situação das telhas, para saber se elas estão quebradas, rachadas ou deslocadas, como estão os pontos de junção, no caso das chaminés e da estrutura de sustentação do telhado.
Algumas práticas que podem ser feitas no telhado para mantê-lo da melhor forma são:
- Limpar as calhas da maneira correta e regular;
- Impermeabilizar o telhado, de modo que ele não apresente danos pela absorção de água e pela presença da umidade;
- Pintar as telhas, no caso de elas estarem muitas desgastadas;
- Avaliar o estado e a posição das telhas.
Todo o serviço de manutenção do telhado do condomínio deverá sempre ser realizado por uma empresa especializada e com profissionais qualificados.
Isso vai garantir que o serviço será feito da forma correta e que o telhado terá uma vida útil bem maior.